quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Análise de Risco

Dentre as diversas análises a serem feitas para ajudar a determinar se vale o risco de investir em qualquer empresa, deve-se:

1) Considerar a diversificação de produtos e/ou serviços que a empresa oferece ao mercado consumidor da sua área de atuação. Ou seja, se a empresa tiver um único produto e/ou serviço a oferecer o risco de não dar certo é de 50% (ou acerta ou erra); ao passo que quanto maior o número de produtos e/ou serviços oferecidos menor o risco de não dar certo; ainda mais se a empresa já possui produtos e/ou serviços que já são lucrativos; isto acaba também ajudando a reduzir riscos em novos projetos.

2) Verificar se a empresa, ao trabalhar em um novo projeto, está controlando adequadamente os custos no desenvolvimento do novo projeto sem comprometer o restante da empresa. Afinal de contas uma empresa séria (principalmente as de grande porte e multinacionais) que visa os melhores resultados custo x benefício, trabalha de forma que o projeto se pague sozinho.

Estas análises, assim como outras podem ser feitas "lendo com atenção" algumas reportagens e alguns documentos oficiais divulgados pela empresa, no próprio site da empresa ou no site da BOVESPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário