sábado, 15 de agosto de 2009

Especuladores e suas Estratégias - Movimento da Peneira

O que é o "Movimento da Peneira" ?

Basicamente é assim:

Os "donos do jogo" (os tubarões e os especuladores) deste chamado mercado de ações, em deteminados momentos irão "chacoalhar a peneira" de um lado para o outro, fazendo a cotação subir e descer (não necessariamente nesta ordem) por várias vezes, com freqüência e intensidade que será determinada de acordo com os resultados que eles desejarem alcançar.

Desta forma, acontecerá o seguinte:

1) Quando fizerem a cotação cair (até onde lhes é conveniente), os pequenos investidores que tem dúvidas quanto ao futuro da empresa, medo de perder tudo, cansaço, falta de paciência, e por ai afora, irão se desfazer de suas ações por qualquer preço, por menor que seja.

2) Quando fizerem a cotação subir (até onde lhes é conveniente), os pequenos investidores que tem objetivos modestos e de curtíssimo prazo, ou medo de perder a chance de ganhar um pouco, e que também tem dúvida sobre o futuro da empresa, irão se desfazer de suas ações por um preço que consideram satisfatório, mesmo que distante do potencial que se anuncia.

Independente das duas situações acima, sempre há os que "precisam" do dinheiro que está "preso" neste tipo de investimento e que não veem a hora de se "livrar" deste "investimento maldito" e ter o dinheiro de volta nas mãos.

Os "donos do jogo" sabem muito bem disso e sempre, digo, sempre, em qualquer tipo de papel (BLUE, MID, SMALL, MICO), quando há a proximidade de um acontecimento importante, fazem uso deste artifício (Movimento da Peneira), para "peneirar" ou "tirar" do jogo os pequenos "grãos de areia" que por sua vez irão ajudar a aumentar suas carteiras e ao mesmo tempo deixar o campo livre para que os grandes joguem praticamente sozinhos a níveis maiores e mais interessantes.

Eles também sabem que sempre haverá alguns poucos pequenos que escaparão da peneira, mas estes não os incomoda, pois só podem acompanhar o jogo e nunca influenciarão a decisão final.

Isto é um fato que já constatei em diversas ações que acompanhei passo-a-passo por quase 2 anos, algumas das quais cheguei a comprar e vender; e que praticamente todo dia tenho visto acontecer com algum papel (alguns com maior ou menor intensidade e duração).

E não adianta alguém dizer ... a mim esses tubarões e especuladores não irão pegar ... é inevitável, eles ("os donos do jogo") pegarão tantos quantos forem necessários para atingirem seus objetivos, pois eles tem a única coisa que realmente define os rumos neste jogo ... o poder financeiro ... eles podem manter este Movimento da Peneira com uma intensidade e por um periodo que pouquíssimos pequenos investidores podem suportar.

Mas como bem disse alguém em algum forum ou reportagem, "se você perdeu hoje, não se desepere, no mercado de ações todo dia aparece uma nova oportunidade de ganhar"; e eu complemento ... "basta você conhecer o jogo e aprender a jogar de acordo com suas condições".

É isso ... simples assim ...

Boa sorte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário